Tecnologia que promete internet através da luz

Tecnologia LI-Fi ou Light fidelite promete acessar a internet através de uma lampada, utilizando as ondas de luz o apenas de uma lampada de LED.

A luz transmitindo dados já vem de muito tempo, é utilizado em controles remotos de televisões um bom exemplo. Em 2011 um cientista alemão Harald Haas ,da universidade de Edimburgo, começou a utilizar o termo Li-Fi aonde ele fez uma proposta , aonde cada lampada vai torna uma acesso a internet .

O sistema vai funcionar com uma lampada de LED que vai transmitir o sinal de internet ,a lampada vai fazer pequenas oscilações na luz vai ser tão pequenas que você não vai perceber, vai precisar de um dispositivo especial para converter o sinal da luz em dados .

O Wi-fi transmite no máximo 867 megabites por segundos , já o li-Fi funciona na luz a sua velocidade é bem superior que a do Wi-fi , em laboratório chegou na velocidade a 10 Gbps isso no ano passado , nesse ano já chegou na velocidade de 224 gigabites por segundos,podendo baixar 18 filmes em HD em apenas 1 segundos.

O Li-fe tem uma grande vantagem , a segurança como a luz não passa as paredes, dificulta muito as pessoas que não pode der acesso. Com isso a precisão fica ótima para monitoramento , por exemplo uma empresa pode fazer um aplicativo para que oriente o cliente em um supermercado para facilitar aonde está o produto especifico , Shoppings , grandes eventos e aeroportos pode fazer mapas do local e orientar seus usuários.

A tecnologia Li-fi funciona muito bem em ambientes fechados , isso por em quando , diz o pesquisador da pesquisa, o li-fi seria uma tecnologia complementar a wi-fi, se uma empresa substituir o wi-fi e colocar somente o li-fi , muitas tecnologia não vai funcionar como os celulares.

Essa nova tecnologia é muito promissora mais ainda está em fase de teste, tem um longo caminho para sair dos laboratórios.

FONTE(S) TERRA YOUTUBE

IMAGEM(S) PIXABAY